BandNews FM

Produção de remédios para tratamento do câncer está suspensa

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares paralisou produção de remédios para tratamento do câncer por falta de verbas federais

Rádio BandNews FM

Produção de remédios para o tratamento e diagnóstico do câncer está suspensa
Produção de remédios para o tratamento e diagnóstico do câncer está suspensa
Foto: Ilustrativa

A produção de remédios para o tratamento e diagnóstico do câncer está suspensa pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares por falta de verbas federais.

O órgão é vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e responsável por grande parte do fornecimento de medicamentos de radiofármacos utilizados no país.

O médico e primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear afirma que a autarquia vem sofrendo com a redução no orçamento há anos.

Segundo Gustavo do Vale Gomes, a alta do dólar também impactou por causa da necessidade de importação dos materiais.

Os materiais fabricados pelo Ipen são usados em tratamentos oncológicos, além de exames de imagens, como radiografias, tomografia e ressonância magnética.

Na última semana, o Ministério da Ciência afirmou que desde junho de 2021 vem trabalhando com o da Economia por mais recursos para o Ipen.

A Pasta acrescenta que tenta sensibilizar o Congresso pela votação e aprovação de um projeto de lei que aumentaria o orçamento do Instituto.