BandNews FM

Professor pernambucano cria projeto para quebrar padrões de beleza na escola

Segundo capítulo da série de reportagens sobre professores aborda projeto de educador que tem intuito de resgatar autoestima de alunos

Por

Professor Jayse Ferreira
Professor Jayse Ferreira
Foto: Arquivo Pessoal

A história de Jayse Ferreira, um professor pernambucano que aproveitou o espaço da escola para resgatar a autoestima de crianças, é contada no terceiro capítulo da série da BandNews FM sobre os melhores professores brasileiros do mundo.

Profissional de Educação Artística de uma escola municipal na cidade de Itambé, Jayse se tornou um dos melhores educadores do mundo e chegou a ser indicado ao Global Teacher Prize, o Nobel da Educação, em 2019, após ter criado um projeto que mostrava experiências dos alunos com os padrões estéticos de beleza.  

O professor também realizou peças teatrais e curta-metragens com os alunos.  

Para Jayse, o segredo do sucesso do projeto está justamente na união do mundo real com a educação.

Ainda na pandemia, o professor criou um projeto chamado Gameficalive, em que ele usa as redes sociais para passar informações sobre as aulas.  

Apesar de todas as suas ações e de ter sido notado mundialmente, Jayse não romantiza o cenário atual do professor no Brasil. Ele reconhece que a classe é mal renumerada e dá o próprio salário como exemplo que, sem os descontos, chega a R$ 3.300 e líquido vai para pouco mais de R$ 2 mil.

A saúde mental dos profissionais durante a pandemia também é avaliada pelo professor e por outros especialistas como o coordenador de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Ivan Gontijo que afirma que o educador brasileiro precisa ser mais profissionalizado frente a dar aulas em formato digital e de ter suporte para transferir a aula para dentro de casa.  

Confira a reportagem de Milena Teixeira:

Tópicos relacionados