BandNews FM

Promotor chama advogada de "galinha" e insinua striptease em MG

Corregedoria deu 10 dias para acusado prestar esclarecimentos e instaurou processo para investigar caso

Rádio BandNews FM

Promotor chama advogada de "galinha" e insinua striptease em MG
Promotor chama advogada de "galinha" e insinua striptease em MG
Reprodução

A Corregedoria Nacional do Ministério Público pediu nesta quarta-feira (03) o afastamento temporário do promotor de Justiça Francisco Santiago das funções que exerce, após ele aparecer em um vídeo chamando uma advogada de "galinha garnisé" e questionando se ela faria striptease.

Ainda de acordo com o órgão, foi instaurado um processo para apurar a conduta do promotor, que tem dez dias úteis para prestar esclarecimentos sobre o caso. O procedimento foi solicitado pelos conselheiros Rodrigo Badaró e Rogério Varela.

Em imagens que viralizaram nesta segunda-feira (02), é possível ver o momento em que o promotor e a advogada Sarah Quinetti discutem durante em uma sessão de júri, em Belo Horizonte, ocorrida em 26 de março.

O julgamento foi suspenso após Francisco Santiago perguntar se a advogada faria um striptease ou se trocaria de toga com um colega para "ser respeitada". A gravação também mostra o momento em que o homem a chama de histérica.

"Uma pessoa que tem a coragem de chamar uma advogada desses nomes precisa de um tratamento psicológico, no mínimo. Eu pedi a ele que parasse com as ofensas. Em nenhum momento eu agredi ele com palavras. Tem testemunhas e eu tenho vídeos e áudios", afirmou Quinetti à Band.

A advogada se reuniu com o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, que entrou como terceira parte interessada na ação que pede o afastamento do promotor.

"Eu quero assegurar para a advocacia de Minas Gerais que aqueles que desrespeitam e ofendem a advocacia, que violam as nossas prerrogativas profissionais, especialmente que ofendem as mulheres advogadas, não terão vez", disse Leonardo.

Tópicos relacionados