A psicóloga Andrea Perez cresceu são paulina em uma família de corintianos. “Sempre acompanhei todos os jogos. Quando o São Paulo ganhava, eu anotava o resultado em um papel e colava na porta da geladeira para que meu pai visse no dia seguinte, logo cedo”.
Foi justamente esse amor pelo tricolor paulista que ajudou a unir essa paulistana ao marido Daniel Costa Soares, no início de 2018. “Nosso segundo encontro, por exemplo, foi no estádio do Morumbi para ver São Paulo e Ferroviária. Foi um jogo horrível, mas para gente não tinha problema. Estava tudo certo”, recorda.
Daniel morava em Santos e Andrea se mudou para lá. Passaram a viver juntos e a compartilhar sonhos e planos. No entanto, em maio deste ano, dois dias antes do aniversário de 39 anos, Daniel começou a sentir os sintomas da Covid-19. Ainda naquele mês, no dia 20, foi diagnosticado com a doença e teve que acompanhar do hospital a final do Campeonato Paulista que terminou com o título do São Paulo. “Visitas não eram permitidas. A saída foi ir conversando durante a decisão por whastapp mesmo. Só que, depois, ele piorou e foi para a UTI. A última vez em que nos falamos foi no dia 23 de maio. O Daniel faleceu exatamente um mês depois”, conta a psicóloga.
Andrea resolveu, então, transformar o luto em um ato solidário. Ela doou a coleção de 26 camisas oficiais do São Paulo que pertenciam ao Daniel para torcedores que não teriam condição de comprar o produto. “Levei um tempo para poder cuidar disso. Foi muito difícil. Mas, decidi perguntar na internet se alguém se interessava e a resposta foi imediata. A ideia era justamente essa: a de ver outros corações batendo debaixo das camisas dele”.
A coleção se espalhou. As camisas estão com são paulinos de várias partes do país. Tempos depois, amigos da psicóloga resolveram devolver o carinho e prepararam uma surpresa. Ela recebeu uma camisa nova, oficial, com a assinatura de todos os atletas do elenco, com o nome de Daniel e o número 82, ano de nascimento do marido. “O meu maior objetivo era esse: compartilhar o amor”.
Ouça a reportagem de Arthur Covre.