O presidente da Rússia, Vladmir Putin, afirmou neste sábado (23) que todos os 11 envolvidos no atentado terrorista que deixou mais de 130 mortos estão presos. Segundo ele, os atiradores que invadiram uma casa de shows nesta sexta-feira (22) também foram detidos.
O massacre, reivindicado por um braço do grupo terrorista Estado Islâmico, é o pior dos últimos 20 anos na Rússia. De acordo com as autoridades russas, ao menos cinco homens armados invadiram o local enquanto a banda Picnic se preparava para se apresentar.
O chefe do Serviço Federal de Segurança da Rússia informou ao presidente Vladimir Putin que quatro terroristas foram detidos; os outros sete haviam participado no planejamento do ataque.
No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota repudiando o ataque terrorista na Rússia. No comunicado, o Itamaraty afirma que não há notícias - até o momento - de brasileiros vítimas do atentado. O governo federal disse ter tomado conhecimento do fato com consternação e manifestou solidariedade aos russos. O Itamaraty também reiterou o repúdio a qualquer ato de terrorismo, além de expressar condolências aos familiares das vítimas.