BandNews FM

Putin culpa Otan por invasão da Ucrânia durante desfile pelo Dia da Vitória

Presidente russo exortou vitória na 2ª Guerra Mundial para incentivar exército em solo ucraniano; anúncio sobre conflito não ocorreu

Rádio BandNews FM

Putin culpa Otan por invasão da Ucrânia durante desfile pelo Dia da Vitória
Putin culpa Otan por invasão da Ucrânia durante desfile pelo Dia da Vitória
Foto: Reuters

O presidente da Rússia culpou o Ocidente e a Otan pela invasão na Ucrânia. Em discurso na Praça Vermelha, em Moscou, nesta segunda-feira (9), Vladimir Putin criticou ameaças externas que ameaçam dividir e enfraquecer os russos. A fala ocorreu durante um desfile militar em comemoração ao 77º Dia da Vitória, data que marca a rendição do exército nazista a então União Soviética. Na Europa Ocidental, a data da derrota de Hitler é celebrada no dia 8 de maio e contou com uma reunião do G7 prometendo o fim das importações do petróleo russo.

A comunidade internacional acompanha com apreensão está segunda-feira por conta da possibilidade de novos anúncios de Putin sobre os rumos da guerra, mas não houve nenhuma sinalização neste sentido.

Em 11 minutos de discurso, o presidente russo não fez referência direta ao país vizinho invadido, mas fez um aceno as tropas que lutam na região. Putin fez referência a batalha na 2ª Guerra Mundial para incentivar os soldados que participam da “operação especial”. O chefe de governo voltou a falar em “desnazificar” a Ucrânia e afirmou: “Hoje você está lutando por nosso povo em Donbass, pela segurança da Rússia, nossa pátria”.

O Donbass é a região no leste da Ucrânia de maioria russa e que desde 2014 vive um conflito com separatistas que defendem a independência da região.

Após o discurso de Putin, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o país não cederá nenhuma parte do território para os russos e afirmou que o russo “reencenação sangrenta do nazismo”.