BandNews FM

Queiroga afirma que Pfizer vai adiantar mais 600 mil doses pediátricas da vacina

Primeiros imunizantes começam a chegar ao país ainda nesta semana; após a chegada da carga, prazo para distribuição é de 24 horas

Rádio BandNews FM

Previsão é de que a imunização para crianças comece na segunda quinzena do mês
Previsão é de que a imunização para crianças comece na segunda quinzena do mês
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (10) que a Pasta conseguiu adiantar mais 600 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer para serem entregues ainda em janeiro. Entretanto, não foi anunciada a data para a entrega dessa nova carga de imunizantes.

Até então, o Ministério da Saúde tinha a compromisso de receber 3,7 milhões de vacinas pediátricas do laboratório americano. A primeira carga com 1,48 milhão tem previsão de chegada para a próxima quinta-feira (13) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Com isso, a previsão é de que a campanha de imunização para crianças de 5 a 11 anos de idade comece na segunda quinzena do mês.

A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi dada no dia 16 de dezembro. Como se trata de público pediátrico, o imunizante é diferente. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação.

Ao chegar para o trabalho nesta segunda (10), ao responder perguntas dos jornalistas, Queiroga pontuou que a transmissão da variante Ômicron gera incerteza, mas que não espera um aumento no número de internações e mortes pela Covid-19.

Caso o cenário piore, o Ministério da Saúde diz ter estoque suficiente de kit-intubação para distribuir aos estados e aos municípios. O kit é composto por diferentes medicamentos que auxiliam no processo de intubação dos pacientes. No início de 2021, com o aumento dos casos, alguns estados relataram que chegou a faltar relaxantes musculares e anestésicos para o processo de intubação.

Segundo o ministro, a indústria brasileira também está preparada para atender um aumento emergencial de produção.

Tópicos relacionados