BandNews FM

Quem é o lutador negro que levou voadora por abraçar mulher branca na CPTM

Gabriel Campolina, que garantiu uma vaga nas Olimpíadas de Paris deste ano, foi agredido na estação São Caetano da CPTM

Da redação

Gabriel Campolina, atleta do taekwondo
Gabriel Campolina, atleta do taekwondo
Geraldo Tadeu/Divulgação

O lutador Gabriel Campolina, da seleção brasileira de taekwondo, foi agredido e sofreu injúrias raciais em frente à estação São Caetano, da CPTM, na noite desta terça-feira (14). O caso foi registrado volta das 23h.

O agressor, identificado como Matheus Cerqueira Santana, foi contido por pessoas que viram a briga e por guardas municipais, que o levaram até a delegacia de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Gabriel Campolina e a amiga dele, Sabrina dos Reis Santos, foram atendidos em uma UPA e depois compareceram à delegacia. A Polícia Civil pediu que exames de corpo de delito fossem feitos.

"Abraçado com uma pessoa branca"

Em entrevista ao UOL, o lutador disse que estava ao lado de uma amiga quando o agressor chegou dando um pontapé e depois disse "você é preto e estava abraçado com uma pessoa branca".

O agressor disse aos policiais que estava "estressado" na hora do crime. O homem foi preso em flagrante e indiciado por lesão corporal e injúria racial. A Secretaria da Segurança Pública não informa se ele já foi solto.

Carreira no taekwondo

  • Campolina tem 24 anos e nasceu em Contagem, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
  • O atleta despontou no esporte ao 17 anos quando, em um único ano, conseguiu três primeiros lugares no Grand Slam de Taekwondo, no Campeonato Mineiro e no Campeonato Brasileiro,
  • Junto com os lutadores Sandy Macedo, Pedro Arthur , Milena Titoneli e Vinicius Matos, Campolina garantiu a vaga para as Olimpíadas de Paris deste ano.
  • Eles integraram a seleção brasileira que conquistou o bronze por equipes mistas na final da World Cup Team Championships, realizada na China, em dezembro do ano passado.
  • Será a primeira vez das disputas mistas de taekwondo nos Jogos Olímpicos.

Tópicos relacionados