BandNews FM

Quem é Thiago Monteiro, tenista cearense confirmado na Olimpíada de Paris

Atleta conquistou a vaga por conta de ter ganhado medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023

Quem é Thiago Monteiro, tenista cearense confirmado na Olimpíada de Paris
Reprodução/Instagram @thiagomonteiro94

A Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou nesta quinta-feira (20) o cearense Thiago Monteiro, de 30 anos, na Olimpíada de Paris.  

Beatriz Haddad e Laura Pigossi também estão garantidas na competição. Mais brasileiros podem entrar nos Jogos de 2024 com a lista definitiva, a ser divulgada pela ITF em 2 de julho.  

Segundo a Confederação Brasileira de Tênis, Monteiro conquistou a vaga para a chave de simples por conta da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado.

O então campeão Facundo Diaz Acosta perdeu a posição devido à Argentina já exceder o limite de atletas na categoria, enquanto o medalhista de prata, o chileno Tomás Barrios Vera, já havia garantido a vaga pelo ranking.

Carreira

Nascido em Fortaleza, Thiago começou a jogar tênis em 2008. Tendo como ídolos Gustavo Kuerten e Rafael Nadal, se profissionalizou dois anos depois. Chegou a ocupar o segundo lugar no ranking juvenil de melhores do mundo da ITF.

Em 2016, teve o desempenho atrapalhado por lesão no joelho e fascite plantar mas, no mesmo ano, entrou para o top 100 de melhores do mundo  da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Já venceu 8 torneios ATP Challenger. Hoje, ele ocupa a 79ª posição no ranking da associação, mas já chegou ao 61º lugar, em outubro de 2022, sua melhor colocação.

Tópicos relacionados