Reabertura de lojas substitutas do McDonald’s fazem russos formarem fila

Cadeia de fast food saiu do país por conta da guerra, reabertura é feita por antigo franqueado da marca

BandNews FM

Russos fazem fila na reinauguração de lojas do McDonald's. Foto: Reuters
Russos fazem fila na reinauguração de lojas do McDonald's.
Foto: Reuters

Lojas que funcionavam com a marca McDonald’s foram reabertas neste domingo (12) na Rússia com filas e comemoração. Nesta segunda (13), mais 50 lojas, pelo menos, serão reabertas. A rede de fast food deixou o país como resposta à invasão da Ucrânia.

A primeira reinauguração foi na Praça Pushkin, em Moscou. O local recebeu a loja pioneira do McDonald’s na Rússia, ainda no período da União Soviética. Assim como há 30 anos, houve fila para comer o hambúrguer vendido.

O substituto da cadeia de fast food americano chama-se Vkousno (Delicioso, em russo).

A reabertura acontece pelas mãos do empresário Alexander Govor, um antigo franqueado da marca que mantinha lojas na Sibéria. A garantia é de manter o sabor e o ambiente da rede americana.

O McDonald’s deixou a Rússia em protesto ao avanço da guerra ordenada por Vladimir Putin. A empresa estaria sujeita às sanções impostas pelos Estados Unidos aos negócios do Kremlin.

As operações foram vendidas no dia 19 de maio, três dias após o fechamento das lojas no país. A rede de fast food estava na Rússia há 30 anos e a operação representava 9% do faturamento global.

A expectativa é reabrir as 850 lojas da rede nos próximos meses. A empresa mantinha 62 mil empregados na Rússia, mas não está certo que todos serão recontratados.