A mais recente pesquisa Datafolha divulgada na noite de quinta-feira (01) não é boa para o presidente Jair Bolsonaro, na opinião do jornalista Reinaldo Azevedo. O âncora de O É da Coisa aponta que o candidato à reeleição pode comemorar a alta nas intenções de votos da chamada terceira via, já que Ciro Gomes, do PDT, e Simone Tebet, do MDB, colheram melhores números, na comparação com o levantamento divulgado há 15 dias.
O Datafolha aponta Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com 45% das intenções de votos, Bolsonaro tem 32%, Ciro, 9%, e Simone Tebet aparece com 5%.
Soraya Thronicke, do União Brasil, Pablo Marçal, do Pros, e Felipe D’Ávila, do Novo, aparecem com 1% cada. Leonardo Péricles, do UP, Sofia Manzano, do PCB, Constituinte Eymael, do DC, Vera Lúcia, do PSTU, e Roberto Jefferson, do PTB, não pontuaram.
Brancos e nulos somam 4% e não sabem ou não responderam são 2%.
A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o código BR-00433/2022.
Analisando os números, Reinaldo Azevedo pondera que a chance de um segundo turno é maior com os novos dados, mas a cristalização dos votos em Lula e a alta rejeição de Bolsonaro parecem impedir a reeleição.
O jornalista afirma ser difícil para o atual presidente reverter tantos votos, já que o discurso de uma economia pujante não se reflete no bolso e no cotidiano dos mais pobres.
Por enquanto, segundo o âncora da BandNews FM, a única comemoração para Bolsonaro é o crescimento da terceira via, mesmo que sem chances reais de ameaçar o ex-presidente petista.
As análises de Reinaldo Azevedo estão de segunda a sexta, às 18h, no programa O É da Coisa. Às 6h45, no Expresso SP, o jornalista também faz um comentário diário.