Reinaldo Azevedo: País arde. Bozo quer ser rei de Roraima

Âncora do programa O É da Coisa comenta decisão da Comissão Europeia sobre recusar a importação de produtos de área de desmatamento e os desmandos de Bolsonaro no Enem

BandNews FM

A Comissão Europeia decidiu nesta quarta-feira (17) propor que o bloco europeu deixe de importar commodities que venham de áreas de desmatamento. Os europeus não farão distinção entre desmatamento legal e ilegal, já que os países poderiam mudar a legislação para se enquadrarem na nova determinação.

O âncora do programa O É da Coisa, Reinaldo Azevedo, lembra que os Estados Unidos e a China também assinaram na COP26, em Glasgow, um compromisso para impedir a entrada de produtos de áreas de desmatamento. Para o jornalista, a péssima imagem do Brasil na área ambiental pode atrapalhar o Brasil com as novas determinações. Além de destacar que o presidente Jair Bolsonaro não é muito bem quisto na comunidade internacional com o assunto é o meio ambiente.

ENEM X REI DE RORAIMA

Reinaldo Azevedo também analisa a polêmica do Enem e as falas do presidente sobre o tema. O INEP, órgão do Ministério da Saúde e que organiza a prova, está sob fogo cruzado. Servidores alegam que existe censura ideológica na seleção das questões do exame. O ministro Milton Ribeiro e Bolsonaro negam as acusações, embora tenham insinuado interferência na prova, que estaria ficando a “cara do governo”.

Segundo o jornalista, Bolsonaro teve um delírio quando conversou com a imprensa nesta quarta (18), no Bahrein. O presidente disse que existe militância e ativismo no Enem e completou: “Você pode ver, no Brasil, nós temos uma tabela periódica inteira só em Roraima. Em campanha em falei: se eu fosse o rei de Roraima, em dez anos teria um PIB igual de São Paulo.”.

Para o âncora da BandNews FM, o eleitorado deu um país enorme para Bolsonaro governar, mas ele sonha em ser um ditador em Roraima.