Reino Unido deportou mais de 600 brasileiros em voos secretos, segundo The Guardian

Viagens teriam acontecido entre agosto e setembro e representa a maior deportação de pessoas de uma mesma nacionalidade há feita pelo governo britânico

BandNews FM

Reino Unido deportou mais de 600 brasileiros em voos secretos, segundo The Guardian
Reino Unido deporta mais de 600 brasileiros em três voos secretos, revela The Guardian
Reprodução/Reuters

Mais de 600 brasileiros teriam sido deportados do Reino Unido em três voos secretos realizados entre agosto e setembro deste ano. A informação foi divulgada neste domingo (1º) pelo jornal britânico The Guardian.

A reportagem aponta esta como a maior deportação de pessoas de uma mesma nacionalidade em voos deste tipo.

Dentre os deportados, estariam 109 crianças, sendo que a maioria delas teria passado grande parte da vida no Reino Unido.

Os retornos foram classificados como voluntários e, provavelmente, incluiriam pessoas que ultrapassaram o prazo de permanência máxima dos vistos utilizados para entrar no país.

Segundo dados do governo revelados pelo jornal, mais de oito mil deportações no total, forçados ou voluntários, foram realizadas entre julho e setembro pelo Reino Unido, um aumento de 16% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Não há detalhes de quantos desses 600 brasileiros deixaram o Reino Unido de maneira forçada ou voluntária.

A reportagem ainda aponta que organizações de direitos humanos latino-americanos demonstraram preocupação com os números.

Tópicos relacionados