BandNews FM

Relatório final da CPI da Pandemia será lido nesta quarta-feira

No depoimento desta terça-feira, representante das secretarias municipais de Saúde afirmou que ficou surpreso com o adiamento de reunião da Conitec

BandNews FM

Relatório final da CPI tem mais de mil páginas e deve pedir o indiciamento de cerca de 70 pessoas, além de atribuir 11 crimes a Jair Bolsonaro
Relatório final da CPI tem mais de mil páginas e deve pedir o indiciamento de cerca de 70 pessoas, além de atribuir 11 crimes a Jair Bolsonaro
Edilson Rodrigues/Agência Senado

O relatório final da CPI da Pandemia, de autoria do senador Renan Calheiros, será lido nesta quarta-feira e deve ser votado no dia 26 de outubro.

O documento, que tem mais de mil páginas, deve pedir o indiciamento de cerca de 70 pessoas, além de atribuir 11 crimes ao presidente Jair Bolsonaro, entre eles Homicídio qualificado, infração de medida sanitária preventiva e prevaricação.

No último depoimento da CPI da Pandemia, o representante da Comissão Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Elton Chaves, confirmou que ficou surpreso com o adiamento da reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao SUS, a Conitec.

Na ocasião, seria analisado um estudo que não recomendava o uso do chamado Kit Covid, formado por medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença, entre elas a cloroquina e a ivermectina.

Segundo Elton, não foram apresentadas justificativas plausíveis para a medida, já que existia uma expectativa para uma orientação técnica para os profissionais de saúde. Além disso, ele afirmou que o Ministério da Saúde já tinha confirmado a retirada do assunto da pauta da Conitec antes mesmo da comissão decidir pelo adiamento da votação. E que a reunião já estava em andamento quando a retirada de pauta foi determinada.

Ainda confirmou que as orientações do Ministério da Saúde para o uso dessas medicações não passaram pela Conitec. Elton também confirmou que na próxima reunião da Conitec, marcada para esta quinta-feira, deve analisar uma diretriz oficial sobre o tratamento inicial contra a covid-19. E que o protocolo para tratamento hospitalar já foi analisado pela comissão, e nele não constam os medicamentos do Kit Covid.

Tópicos relacionados