A diferença de 12 pontos de vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, sobre Jair Bolsonaro, do PL, representa 18 milhões de votos a mais para o petista, segundo o colunista da BandNews FM Renato Meirelles. Para o presidente do Instituto Locomotiva, o trabalho dos bolsonaristas para diminuir as porcentagens de intenção de voto passa pela conquista do mais pobres.
O colunista analisou no Jornal BandNews FM desta sexta-feira (16) os dados recentes da pesquisa Datafolha divulgada na noite de quinta-feira (15). Renato Meirelles destacou o alto número de eleitores que afirmam já terem definido o voto, cerca de 80% dos entrevistados. Para ele, a escolha no pleito deste ano será guiada pelas paixões.
Renato Meirelles observa que Lula aparece com 52% dos votos entre aqueles que ganham até dois salários mínimos, contra 27% de Bolsonaro. A vantagem do ex-presidente entre as mulheres também é substancial para a campanha petista estar na frente.
O colunista lembra ainda que a maioria da população brasileira está na faixa mais pobre da população, por isso, a vantagem do candidato à reeleição entre aqueles com rendimentos acima de cinco salários mínimos não é suficiente para abater a diferença entre os mais vulneráveis.
O analista também observa que as campanhas devem se voltar para a região Sudeste nas duas últimas semanas até o pleito. 4 em cada 10 eleitores estão nos quatro estados da região e vai partir da região a decisão da eleição.
O ex-presidente Lula esteve em Montes Claros na quinta-feira (15) e deve voltar ao território mineiro outras duas vezes até o dia 2 de outubro.
Acompanhe a análise completa de Renato Meirelles sobre os números do Datafolha: