BandNews FM

Reunião com Ciro Nogueira fica para terça e embarque do Centrão no governo é adiado

Senador e presidente do Progressistas deve assumir ministro da Casa Civil

Por

O senador Ciro Nogueira deve ser convidado pelo presidente para a assumir a Casa Civil.
O senador Ciro Nogueira deve ser convidado pelo presidente para a assumir a Casa Civil.
Marcos Oliveira/Agência Senado

A reunião do presidente Jair Bolsonaro com o senador Ciro Nogueira, que estava prevista para acontecer nesta segunda (26), foi adiada para esta terça (27). O voo do senador teve uma falha técnica e atrasou a viagem. Ele retorna de uma viagem ao México. Por conta do contratempo, o encontro esperado com o Bolsonaro sofreu alteração na data.

O senador Ciro Nogueira deve ser convidado pelo presidente para a assumir a Casa Civil. Caso a mudança ocorra e o senador assuma o cargo de tamanha importância, fica confirmado o embarque definitivo do Centrão no governo. O objetivo é formalizar a nomeação do senador ainda esta semana. Nogueira também é presidente do Progressista, sigla expoente do bloco de partidos fisiológicos que participou de todos os governos desde 1995.

A Casa Civil é ocupada atualmente pelo general da reserva Luis Eduardo Ramos, que assumirá o comando da Secretaria- Geral da Presidência. Bolsonaro também pretende recriar o Ministério do Trabalho e da Previdência para abrigar o deputado Onxy Lorenzoni, que atualmente está na Secretaria-Geral e já passou pelo Ministério da Cidadania e a própria Casa Civil.

A nomeação de Nogueira é uma tentativa de Bolsonaro de melhorar a relação com o Senado, o que possibilita o andamento da pauta das reformas: a tributária, com foco na redução do imposto das empresas, e a administrativa, que visa diminuir o tamanho da máquina pública, reduzindo despesas com servidores.

Tópicos relacionados