Reunião de líderes da Câmara sobre marco fiscal deve ser realizada nesta terça

Reunião, que era para ser realizada nesta segunda (14), foi cancelada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira

Rádio BandNews FM

Reunião de líderes da Câmara sobre marco fiscal deve ser realizada nesta terça
Motivo do cancelamento da reunião não foi divulgado
Foto: Agência Brasil

Os líderes da Câmara dos Deputados e os membros do Ministério da Fazenda devem se reunir ainda nesta terça-feira (15) depois do cancelamento da reunião feito pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. 

Ainda não há horário confirmado, mas parlamentares e membros do governo devem conversar entre o fim da tarde e o início da noite para tratar sobre a tramitação da nova regra fiscal. 

O encontro estava marcado para segunda-feira (14), mas a reunião foi cancelada de última hora. 

O motivo não foi divulgado, mas, nos bastidores, se fala de um desconforto por parte de Lira após uma fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao podcast do âncora do programa O É da Coisa, Reinaldo Azevedo. 

No programa, Haddad disse que a Câmara tem muito poder e que não pode “humilhar” o Palácio do Planalto. 

O ministro disse que a fala foi mal interpretada, que era uma reflexão sobre a conjuntura política dos últimos anos e que não foi uma crítica à gestão atual da Câmara. 

Horas depois, pelas redes sociais, Lira se manifestou dizendo que todas as pautas de maior importância aprovadas nesse ano são um legado da Câmara com o país. 

Ele também ressaltou que é equivocado pressupor que o consenso em temáticas sensíveis mostre uma concentração de poder, e que, falas enviesadas e fora de contexto, não contribuem para a construção das relações. 

No fim da noite, Haddad afirmou que a harmonia dos poderes é importante para o andamento das matérias de interesse do governo. 

A discussão deve comentar pontos de desagrado entre deputados sobre as mudanças do marco fiscal que foram aprovadas no Senado. Entre elas, a retirada do novo teto de gastos do Fundo Constitucional do Distrito Federal, o Fundo da Educação Básica e verbas para ciência e tecnologia.