Ricardo Gallo: “Não cabe a Bolsonaro dizer se gosta dos preços de uma estatal com capital misto”

Da Redação

Ricardo Gallo: “Não cabe a Bolsonaro dizer se gosta dos preços de uma estatal com capital misto” Reprodução TV
Ricardo Gallo: “Não cabe a Bolsonaro dizer se gosta dos preços de uma estatal com capital misto”
Reprodução TV

O colunista da BandNews FM Ricardo Gallo afirma que não cabe ao presidente Jair Bolsonaro dizer se gosta ou não da política de preços de uma estatal que tem capital misto. Ele lembrou que, ao criticar as ações do Conselho de Administração da Petrobras, o governo está interferindo em uma companhia que tem 60% de capital na mão de acionistas.

Gallo pontua que, se o governo federal quisesse alterar o rumo da Petrobras, ele teria que pagar cerca de R$ 200 bilhões, recomprar as ações que estão na mão do mercado, fechar o capital e tratar a empresa como uma estatal simples que pratica políticas públicas. Mas lembra que, para isso, seria necessário alterar a lei, já que o monopólio de comércio de combustível no Brasil acabou em 2002.

Ricardo Gallo avalia que a medida do presidente tem um impacto grande na economia, com a queda significativa no valor das ações. E, ainda que as perdas maiores sejam para acionistas privados, ele destaca que, como 40% do capital da Petrobras é estatal, a população paga parte da conta pelas perdas no valor da empresa.