
A lei que flexibiliza o uso de máscaras no Rio de Janeiro deve ser sancionada pelo governador Cláudio Castro até esta quinta-feira (28). Nesta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa aprovou lei que permite a mudança nas regras de utilização do aparelho de proteção individual.
Mesmo sem a publicação da lei, a Prefeitura do Rio já publicou, nesta quarta-feira (27), um decreto que obriga o uso de máscaras apenas em ambientes fechados e no transporte público. Boates, casas de show e pista de dança foram liberados com 50% da capacidade de pessoas.
Ainda segundo o texto, quando a capital fluminense atingir a marca de 75% de imunizados contra a Covid-19, o uso de máscaras será obrigatório apenas no transporte público e em ambientes hospitalares.
Para que a flexibilização do uso de máscaras entre em vigor no Rio, ainda é necessário aguardar a publicação da regulamentação da nova regra pela Secretaria Estadual de Saúde.
CIDADE DO RIO DE JANEIRO
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou, para esta quarta-feira (27), a publicação no Diário Oficial do Município do decreto que acaba com a obrigatoriedade do uso das máscaras na cidade em locais abertos e sem aglomeração.
O anúncio da flexibilização do uso de máscara facial em locais abertos foi feito no dia em que o município do Rio alcançou o percentual de 65% da população imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19.