A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária transferiu 15 presos de alta periculosidade para o presídio Bangu Um, de segurança máxima, no Complexo de Gericinó, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, por envolvimento com a execução de um plano de fuga.
Os detentos estavam no Instituto Penal Vicente e há a suspeita de que a obra realizada numa horta seria utilizada para a realização de uma fuga em massa de criminosos da facção criminosa Comando Vermelho.
A escavação teria sido realizada por internos que trabalhavam na horta e foi descoberta por agentes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária após denuncia de policiais penais. Ninguém conseguiu fugir.
Entre os presos no local estão lideranças como Márcio Aurélio Martinez Martelo, o “Bolado da Providência”, Bruno Eduardo da Silva Procopio, conhecido como “Piná”, Ilan Nogueira Sales, o “Capoeira”, e Gilberto Soares Alves, chamado de “Caveirinha”.
O Complexo Penitenciário de Gericinó já foi alvo de outra fuga em massa, em 2013, quando 31 detentos escaparam por outro túnel do presídio. As investigações concluíram que, à época, os presos cavaram o buraco usando os materiais da própria penitenciária, durante os períodos em que trabalhavam nas tubulações por onde fugiram.
A SEAP informou que instaurou uma sindicância para apurar as circunstâncias do crime e que tenta identificar os responsáveis.