O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, trouxe informações sobre a repercussão de uma carta aberta divulgada pelo advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, popularmente conhecido como Kakay, que teceu críticas à maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conduzido sua terceira passagem à frente do Palácio do Planalto.
De acordo com o jornalista, a mensagem do advogado direcionado ao mandatário "reverberou principalmente entre aliados" do presidente em Brasília.
"Principalmente porque Kakay, advogado muito experiente e aliado do presidente, falou o que muita gente fala nos bastidores, Muitos aliados do governo, do presidente Lula, falam, mas não publicamente", disse.
Orengo pontuou que pessoas próximas do presidente sentem falta da política que Lula fazia nos primeiros mandatos. "Inclusive, ele [Kakay] vai mais longe, olha para 2026 e fala que o presidente está se esforçando para perder uma reeleição", pontuou.
"É algo que mexe com os aliados do governo, em um momento de mais fragilidade. [...] O advogado fala de relações políticas, que teria de restabelecer a chamada 'frente ampla'. Do ponto de vista pragmático, uma reforma ministerial feita num momento de baixa popularidade, os partidos do centrão vão cobrar mais caro. O timing dessa reforma foi perdido nos últimos meses", finalizou.