Rodrigo Orengo: Para ser aprovado, projeto de anistia deverá ser 'menos abrangente'

Colunista repercute a possibilidade da matéria ir a votação em regime de urgência, após o líder do PL anunciar ter colhido as assinaturas necessárias, e como o projeto poderia ser aprovado na Câmara

O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta sexta-feira (11) que o Projeto de Lei que pede anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro deverá sofrer alterações para que seja aprovado na Câmara.

De acordo com o jornalista, é esperado que as mudanças possam facilitar a tramitação do projeto e sua aprovação na Casa, uma vez que seria "impossível" que a matéria, da maneira como está, em que promove uma anistia "irrestrita", seja aprovada.

Orengo ainda pontua que apoiadores do governo federal também enxergam algumas penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos condenados pelas invasões e depredações na praça dos Três Poderes são "exageradas".

A expectativa é de que haja uma revisão das penas aplicadas e uma individualização dos crimes cometidos. Atualmente, a Suprema Corte julga os envolvidos em 'blocos'.

"O que estão procurando aqui é uma alternativa. O projeto do jeito que está anistiando de forma irrestrita, é quase impossível de passar. O que deve acontecer é uma mudança no texto. Cada vez mais cresce, dentro do Congresso, é a lógica de 'crimes independentes', de não condenar todos da mesma forma", pontuou.

Tópicos relacionados