Orengo: Resgate alternativo de brasileiros no Líbano envolve Síria, Rússia e Chipre

Colunista fala sobre o planejamento do governo federal para repatriar os brasileiros que estão no sul do Líbano; região vive conflito com Israel e passou a ser bombardeada pela gestão Netanyahu

O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta sexta-feira (4) que o governo brasileiro já trabalha com cenários alternativos para o resgate dos brasileiros que se encontram no sul do Líbano. A região passou a ser bombardeada por Israel nesta semana.

De acordo com o jornalista, possíveis novas rotas de escape para a saída dos brasileiros que desejam se repatriados envolvem a Síria - que teria de ter a participação e o apoio com o governo russo, de forte influência na região -, além de uma saída via mar pelo Chipre.

"São algumas das avaliações que foram feitas, mas, por enquanto, o plano continua sendo de resgate dos brasileiros via Líbano e Beirute", ressaltou.  

Orengo pontuou que a relação do governo brasileiro  com Israel não é boa e isso prejudica uma eventual chegada da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) na região do Líbano para os resgates.

"Brasil hoje não tem embaixador em Israel. Teve um movimento de retirada desse embaixador, depois do que o governo brasileiro  considerou ser um constrangimento público, numa entrevista que o chanceler deu ao lado do embaixador brasileiro fazendo duras críticas ao presidente Lula. Depois disso, a relação diplomática piorou", disse.

Tópicos relacionados