Rodrigo Orengo: União Brasil quer ser independente e governo procura PL

Partido nascido da fusão entre DEM e PSL tem 59 deputados e três ministérios na Esplanada; aliados de Lula avaliam ser possível atrair até 30 parlamentares atualmente na oposição para votar de acordo com o governo

BandNews FM

Deputados federais do União Brasil se articulam para votar um manifesto de independência e recusando o rótulo de ser da base aliada do governo Lula. A legenda tem três ministérios e conta com 59 parlamentares na Câmara dos Deputados.

Em conversa com o âncora da BandNews FM Rodrigo Orengo, o deputado Danilo Forte (União-CE) disse que a maioria dos partidários são favoráveis ao manifesto de independência.

A saída do União Brasil da base aliada pode dificultar a aprovação de projetos de interesse do governo. A busca por uma solução para o impasse político deve ser discutida até a próxima semana, já que as votações no Congresso Nacional estão previstas para serem retomadas apenas na primeira semana de março, depois da folga de Carnaval.

No entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já há tratativas para buscar parlamentares de legendas atualmente na oposição para votar de acordo com interesses do governo. Até deputados do Partido Liberal, de Jair Bolsonaro, são procurados pelos petistas.

Parlamentares próximos do assunto indicaram para o jornalista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, que até 30 parlamentares do PL, que é do Centrão, poderiam aderir ao governo.

O PL tem 99 deputados na Câmara e é a maior bancada da Casa.