O governador da Flórida, Ron DeSantis, oficializou sua candidatura para participar das prévias do Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2024. Aos 44 anos, ele formalizou, nesta quarta-feira (24), a decisão em documento entregue à Comissão Eleitoral Federal.
DeSantis é aliado de Donald Trump, que também já manifestou interesse em participar das eleições presidenciais. Caso o ex-presidente seja impedido pela Justiça de participar do pleito, o governador da Flórida deve herdar o eleitorado do magnata.
Apesar disso, há divergências entre os dois. "DeSantis precisa desesperadamente de um enxerto de personalidade", disse Trump na manhã desta quarta. O ex-presidente tem feito críticas ao governador de forma sistemática e projeções indicam que os dois devem monopolizar a disputa republicana para indicação do candidato do partido à presidência.
Ron DeSantis é uma figura conservadora da política norte-americana. Em 2018, mesmo sendo um congressista pouco conhecido, conseguiu vencer as eleições para governador da Flórida de forma surpreendente, após contar com o apoio decisivo de Trump. Desde então, se tornou uma estrela em ascensão na direita dos EUA, defendendo políticas muito conservadoras em temas como educação, aborto e imigração.
Em sua campanha, DeSantis poderá contar com doações generosas. Até agora, US$ 110 milhões, cerca de R$ 545 milhões.
Os outros candidatos na corrida republicana são Nikki Haley, Tim Scott e Asa Hutchinson. Todos não ultrapassam os 5% nas pesquisas de intenção de voto.