Rosa: Lula acerta ao atacar benefício tributário, mas erra por não cortar gastos

Colunista repercute a alta do dólar e considera que o presidente tem razão nas críticas realizadas contra as isenções fiscais a grandes empresas; no entanto, aponta falta de empenho para diminuir os gastos

BandNews M

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta quinta-feira (27) a alta do dólar e as recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que impactam na a valorização da moeda norte-americana.

Segundo a colunista, o dólar não sobe apenas no Brasil, mas sim no mundo todo. Esse movimento acontece após uma diretora do Banco Central dos Estados Unidos sinalizarem que existe um risco de não conseguir cortar juros neste ano. Com isso, é esperado que o dólar siga em alta.

Além do impacto norte-americano no dólar, há problemas internos no Brasil em relação a moeda dos EUA. O presidente Lula criticou recentemente os benefícios tributários dados a grandes empresas e sua avaliação está correta, na visão de Rosa. 

No entanto, também é preciso olhar para o corte de gastos para auxiliar na diminuição da cotação do dólar. “Ele acha, inclusive, que precisa aumentar impostos. Ai degringolou mais uma vez, colocou ais lenha nesse movimento de alta do dólar. Quando o mundo já está numa situação difícil, o problema dos países emergentes são olhados com lupa. E o nosso calcanhar de Aquiles é o equilíbrio nas contas públicas”, analisou.

Tópicos relacionados