A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou nesta quarta-feira (12) o cenário econômico internacional - com a divulgação da decisão do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) do futuro dos juros nos Estados Unidos - e seus impactos no Brasil.
É esperado que o Banco Central dos EUA mantenha os juros da maior economia do planeta no maior nível em 40 anos.
Segundo Rosa, o ponto de atenção deverá ser os indicativos quanto a chegada do possível corte nos juros. O mercado financeiro internacional espera que ocorra uma sinalização de que os cortes passarão a ocorrer a partir de setembro.
"Hoje é um dia de encruzilhada para o dólar, que pode subir mais ou ter um alívio a depender do que acontecer nos Estados Unidos. Não se espera que haja corte de juros, mas sim uma sinalização de que o corte está para chegar. [...] Problema é que, aqui no Brasil, estamos colocando lenha na fogueira. Os analistas dizem que, se estivéssemos seguindo só o movimento internacional, o dólar era para estar na casa dos R$ 5,20. Pode passar dos R$ 5,40. Existe uma desconfiança em relação a agenda econômica do governo", analisou.