BandNews FM

Rússia mantém tropas na Belarus e aumenta tensão com a Ucrânia

Exercícios militares na fronteira ucraniana deveriam ser encerrados neste domingo, mas serão mantidos por tempo indeterminado

BandNews FM

Rússia e Belarus vão manter exercícios militares na fronteira ucraniana.
Rússia e Belarus vão manter exercícios militares na fronteira ucraniana.
Foto: Reuters

A Rússia e a Belarus decidiram manter os exercícios militares que mobilizam forças de segurança na fronteira da Ucrânia e aumenta assim a tensão na região do Leste Europeu. Incialmente, a promessa é que os trabalhos seriam encerrados neste domingo (20) na área.

Em comunicado do Ministério da Defesa de Belarus, em uma conta do Telegram, os treinamentos militares serão mantidos por tempo indeterminado na região.

Neste sábado (19), Vladimir Putin acompanhou direto do Kremlin, em Moscou, treinamentos com armas nucleares e mísseis supersônicos.

Segundo as autoridades russas e bielorrussas, os treinamentos seguem um planejamento de defesa da região e não há ameaça de invasão da Ucrânia, conforme afirmam os países do Ocidente.

O número exato de militares mobilizados nos treinamentos não é informado, mas órgãos de inteligência dos Estados Unidos e do Reino Unidos falam em até 150 mil homens na região ao Norte da Ucrânia.

Ao longo da semana passada, o Kremlin afirmou ter iniciado a desmobilização de tropas na Crimeia, outra região fronteiriça com a Ucrânia. A área foi tomada pela Rússia em 2014 em uma ação militar rápida e que faz com que as potências internacionais desconfiem das intenções dos russos na Ucrânia.

Vladimir Putin é contra a possibilidade do país vizinho entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN, aliança militar liderada pelos americanos.

Neste sábado (19), durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, diferentes líderes mundiais prometeram sanções contra a Rússia no caso de uma invasão ao país vizinho.

Tópicos relacionados