BandNews FM

Rússia promete trégua de 3 dias; Ucrânia denuncia destruição de hospitais

Período de cessar-fogo seria para a retirada de civis das áreas de conflito

Rádio BandNews FM

Rússia promete trégua de 3 dias; Ucrânia denuncia destruição de hospitais
Rússia promete trégua de 3 dias; Ucrânia denuncia destruição de hospitais
Foto: Reuters

O governo russo prometeu uma trégua de 3 dias para que civis em áreas de conflito sejam retirados em segurança para regiões menos perigosas. Os bombardeios seriam cessados principalmente na região de Mariupol, onde um grupo de ucranianos resiste à invasão russa na siderúrgica Azovstal.

O cessar-fogo começaria nesta quinta-feira (5), mas novos bombardeios foram denunciados pela Ucrânia. A situação nesta sexta (6) ainda é incerta.

Na maior siderúrgica da Europa, grupos se enfrentam em túneis usados como abrigo. Até duas brigadas ucranianas estariam na região e estariam sendo bombardeados pelos russos.

Enquanto isso, o presidente Volodymyr Zelensky denunciou que 400 alvos hospitalares foram atingidos e a situação de atendimento médico em áreas de conflito é dramática, segundo o ucraniano.

Zelensky enviou um vídeo aos profissionais de saúde que continuam em campo para atender aos feridos da guerra. Segundo ele, faltam medicamentos e suprimentos básicos para auxiliar a população.

A guerra se concentra atualmente na região do Leste da Ucrânia, no Donbass, região de maioria russa e que tem duas repúblicas autodeclaradas independentes: Donetsk e Lugansk.

Tópicos relacionados