BandNews FM

Rússia vai interromper envio de gás natural para a Finlândia neste sábado (21)

Decisão foi tomada dias após o governo finlandês entregar oficialmente seu pedido de adesão à OTAN

Rádio BandNews FM

Finlândia afirma que não terá desabastecimento.
Finlândia afirma que não terá desabastecimento.
Foto: Reuters

A empresa russa Gazprom, maior exportadora de gás natural do mundo, anuncia que irá suspender, a partir deste sábado (21), todo o fornecimento para a Finlândia.

A decisão foi tomada porque a estatal finlandesa Gasum não concordou com as exigências de Moscou de que os pagamentos pelo gás sejam realizados apenas em rublos, moeda russa.

Pelo mesmo motivo os russos também cortaram as vendas para Polônia e Bulgária.

Em comunicado, o CEO da Gasum criticou a decisão. “É altamente lamentável que o fornecimento de gás natural sob nosso contrato de fornecimento agora seja interrompido”, disse Mika Wiljanen.

Apesar da interrupção, autoridades da Finlândia garantem que não haverá desabastecimento, uma vez que o país também recebe gás através de um gasoduto vindo da Estônia.

O governo do país nórdico ainda anunciou, nesta sexta-feira (20), um acordo de 10 anos com a Excelerate Energy, com sede nos EUA, para alugar um navio flutuante de armazenamento e entrega para fornecer gás natural liquefeito para a região.

A interrupção do fornecimento de gás russo acontece poucos dias depois do governo da Finlândia entregar oficialmente seu pedido de adesão à OTAN. O Kremlin já havia prometido retaliações caso os finlandeses levassem adiante a tentativa de ingressar na aliança militar.

Tópicos relacionados