Sábado é “Dia D” da vacinação contra a gripe e o sarampo

Vacina previne contra cepa que provocou surto de influenza no ano passado

Rádio BandNews FM

Postos de Saúde estão abertos neste sábado, em todo o País para vacinar contra a contra a  Walterson Rosa/Agência Brasil
Postos de Saúde estão abertos neste sábado, em todo o País para vacinar contra a contra a
Walterson Rosa/Agência Brasil

Postos de Saúde estão abertos neste sábado, em todo o País para vacinar contra a contra a gripe e o sarampo. A data marca o fim da primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, que imunizou idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde.  

No dia de hoje, crianças de 6 meses a menores de 5 anos também podem ser vacinadas contra as duas doenças. Entre os dias 2 de maio e 3 de junho, além da vacinação de crianças, o Ministério da Saúde terá como alvo gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, integrantes das Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.  

O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. No ano passado, houve um surto de influenza em várias regiões do país por conta da cepa H3N2. A vacina deste ano já protege contra essa e as cepas passadas.  

Já o ressurgimento de casos de sarampo fez o Brasil perder o certificado de país livre da doença pela Organização Pan-Americana da Saúde.  O sarampo é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte.