Lana Canepa é diretora-executiva da Band Brasília e participa diariamente do BandNews no Meio do Dia
A colunista Lana Canepa, da BandNews FM, informou durante a tarde desta terça-feira (3) que a sabatina do atual diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, no Senado Federal, para presidir o órgão que já atua, deverá acontecer na segunda metade de outubro.
Entre os motivos listados para o prazo longo de realização da sabatina estão as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), já que membros do BC não podem falar sobre a taxa básica de juros nos dias que antecedem o encontro; e as campanhas políticas.
Com pouco mais de um mês até o primeiro turno das eleições municipais, há certa dificuldade para que congressistas permaneçam em Brasília. Políticos estão nas cidades em corrida eleitoral ou acompanhando seus candidatos.
Dessa maneira, o 'beija-mão' de Gabriel Galípolo para angariar votos e conseguir apoio no Senado Federal deve durar mais do que o planejado inicialmente. A programação inicial é de que a sabatina ocorra apenas no fim do próximo mês.
No último dia 28 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central. Caso aprovado, Galípolo será sucessor de Roberto Campos Neto, atual titular do BC. Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Campos Neto irá finalizar seu mandato de quatro anos em dezembro deste ano.