BandNews FM

Saiba o que é peeling de fenol, procedimento que jovem morreu depois de fazer

Tratamento é considerado ato médico, apresenta risco à vida e só pode ser realizado por médicos autorizados

Da redação

Saiba o que é peeling de fenol, procedimento que jovem morreu depois de fazer
Reprodução/TikTok

Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, morreu na clínica da influenciadora Natália Becker após a realização de um peeling de fenol na tarde desta segunda-feira (3). O local fica em Campo Belo, bairro da zona sul de São Paulo

O jovem veio de Pirassununga, acompanhado do marido, para realizar o procedimento. O tratamento, que atinge as camadas mais profundas da pele, é usado para tratar rugas, cicatrizes, acne e danos severos causados pelo sol.  

Apesar de ser um procedimento estético, dermatologistas recomendam uma avaliação de saúde prévia por haver risco de complicações cardíacas e hepáticas e até risco de morte.

Peeling é uma descamação da pele através do uso de um ácido leve, para renovação e restauração da epiderme. Mais invasivo, o de fenol promete uma restauração mais intensa.  

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) adverte que o procedimento deve ser realizado somente por médicos com autorização específica. De acordo com suas redes sociais, onde reúne mais de 800 mil seguidores, Natália Becker é esteticista. Além de São Paulo, ela também tem clínicas no Rio de Janeiro e em Goiânia.

Investigação

  • A clínica de estética onde Henrique fez o procedimento foi interditada pela vigilância sanitária municipal nesta terça-feira (4).
  • Dona da clínica, Natália Becker foi chamada a prestar depoimento na delegacia, mas a influenciadora passou mal e não compareceu.
  • A Polícia Civil trata a morte de Henrique como homicídio, de acordo com o delegado do caso, Eduardo Luis Ferreira.
  • De acordo com a investigação, a clínica não tinha alvará para realizar o peeling de fenol, visto como ato médico.
“O procedimento só pode ser realizado em centro cirúrgico, por médico dermatologista", afirmou Eduardo em entrevista ao Brasil Urgente.  

Peeling de fenol pode causar risco à vida

Caso não haja avaliação adequada do paciente e o procedimento seja feito sem preparo, há riscos de vida a quem faz o peeling de fenol. 

Segundo a dermatologista Franceane Resende, os principais riscos são de complicações cardíacas que podem surgir da absorção da substância pelo corpo.  

“O fenol pode ser absorvido pelo sistema cardiovascular e potencialmente causar arritmias ou outros problemas cardíacos. Também há riscos de toxicidade sistêmica, principalmente renal e hepática", indica.  

Tópicos relacionados