A Anvisa autoriza um estudo clínico no Brasil da vacina contra a Covid-19 do laboratório francês Sanofi Pasteur. A pesquisa prevê a aplicação de duas doses, com 21 dias de intervalo, em 150 voluntários maiores de 18 anos.
Segundo a agência, o objetivo é testar três dosagens diferentes de vacina para definir a ideal antes de prosseguir para a terceira fase do estudo.
Os testes vão acontecer em quatro estados: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro. Ainda não há uma data definida para o início do estudo, que depende dos resultados de testes de estabilidade do imunizante.
No País, esse é o oitavo ensaio aprovado pela agência reguladora brasileira. Nesse caso, a metodologia utilizada pelo imunizante é a de RNA mensageiro, semelhante às vacinas da Pfizer e da Moderna.
Já no exterior, o ensaio das fases 1 e 2 deve ser realizado ainda nos Estados Unidos, em Honduras e na Austrália.
Até agora, Pfizer e AstraZeneca são as únicas vacinas contra a Covid-19 com registro definitivo aprovado pela Anvisa no Brasil. Os imunizantes da Johnson e do Instituto Butantan, a CoronaVac, continuam somente com a aprovação para uso emergencial.