São Bernardo do Campo libera passe livre no 2º turno da eleição

Agora todas as cidades do ABC Paulista terão as catracas liberadas; transportes metropolitanos também não terão cobrança da passagem

BandNews FM

127 municípios vão oferecer o transporte gratuito para a locomoção dos eleitores. Foto: Agência Brasil
127 municípios vão oferecer o transporte gratuito para a locomoção dos eleitores.
Foto: Agência Brasil

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, liberou nesta sexta (28) o passe livre no transporte público da cidade no domingo do segundo turno das eleições deste ano. Não haverá cobrança da passagem nos ônibus municipais entre 7h e 18h.

Segundo o prefeito Orlando Morando, do PSDB, a medida foi tomada depois de o estado adotar o passe no transporte estadual. Todas as outras sete cidades da região já tinham anunciado a gratuidade no dia da eleição.

“Fazendo valer o bom senso, entendendo que todos os ônibus que irão circular na cidade, municipal e intermunicipal, serão gratuitos, nós autorizamos”, disse o prefeito.

A capital paulista já tinha anunciado a liberação da cobrança da passagem no dia da eleição.

Segundo o Instituto de Defesa ao Consumidor, no Brasil, 127 municípios vão oferecer o transporte gratuito para a locomoção dos eleitores.

O passe livre foi liberado pelo Supremo Tribunal Federal, que entendeu não ser crime eleitoral o oferecimento da gratuidade do transporte. Havia o medo da responsabilização dos prefeitos que oferecessem o benefício, uma vez que a lei eleitoral não permite a criação de benefícios no período da eleição para que não exista interferência no processo eleitoral.