São Caetano do Sul suspende agendamento para vacinação contra a covid-19

Mesmo com problemas no agendamento, a cidade do ABC Paulista será a primeira a receber as doses da Janssen, de aplicação única.

Rádio BandNews FM

São Caetano do Sul suspende agendamento para vacinação contra a covid-19 Marcelo Camargo/Agência Brasil
São Caetano do Sul suspende agendamento para vacinação contra a covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, suspende o agendamento da vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (25). De acordo com a Prefeitura, o agendamento será aberto novamente assim que novas doses forem entregues pelo Governo Estadual e Ministério da Saúde.

São Caetano vai ser a primeira cidade do País a imunizar a população contra a Covid-19 com as vacinas da Janssen, fabricada pela norte-americana Johnson e Johnson.

Um lote com 1,5 milhão de doses do fármaco chegou terça-feira (22) ao Brasil e começa a ser distribuído pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunização.

A cidade do Grande ABC foi escolhida devido à participação do centro de pesquisas da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) na fase 3 de testes do fármaco. No total, 28 centros de pesquisas do Brasil e 7.000 voluntários contribuíram com o programa que avaliou a eficácia e a segurança da vacina.

Em São Caetano, cerca de 250 pessoas entraram nesta fase de pesquisa do imunizante.

As doses serão aplicadas em moradores de 44 e 45 anos que queiram participar do programa de acesso expandido da vacina.

A imunização terá início hoje, às 14h30, no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação.

Serão aplicadas 824 doses até o dia 2 de julho, das 8h às 20h.

A Prefeitura explica que, para receber esse imunizante especificamente, o munícipe deve ter disponibilidade para permanecer por cerca de uma hora no local, onde receberá um termo de anuência, fará cadastro, será vacinado e, posteriormente, será acompanhado durante 15 minutos pelas equipes de enfermagem da USCS.