BandNews FM

São Paulo confirma os dois primeiros casos da variante Ômicron no Brasil

Infecção foi constatada em dois brasileiros que desembarcaram no Brasil no dia 23 de novembro, vindos da África do Sul

BandNews FM

São Paulo confirma os dois primeiros casos da variante Ômicron no Brasil
São Paulo confirma os dois primeiros casos da variante Ômicron no Brasil
Foto: Débora Barreto/Fiocruz

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira (30) os dois primeiros casos da variante Ômicron no Brasil.

A confirmação foi feita após sequenciamento genético feito no laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, com qualidade já avaliada e atestada pelo Instituto Adolfo Lutz do Governo de São Paulo.

A infecção foi constatada em dois brasileiros que desembarcaram no Brasil no dia 23 de novembro, vindos da África do Sul -  primeiro país a registrar a nova cepa.

O homem, de 41 anos, e a mulher, de 37, entraram no país com um teste PCR negativo e só testaram positivo para a Covid-19 dois dias depois, no dia 25 de novembro, após realizarem o exame no Aeroporto Internacional de Guarulhos, antes de embarcarem de volta ao país africano.

Diante do diagnóstico positivo, o casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo.

A pasta afirma que a responsabilidade no monitoramento dos aeroportos é da Anvisa e, até o momento, o Governo Federal não exige comprovante de vacinação contra Covid-19 de viajantes estrangeiros para entrada no país.

A Agência, no entanto, ressalta que os passageiros contaminados chegaram ao Brasil antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante na África do Sul, que ocorreu no dia 24 de novembro, ou seja, um dia após o desembarque.

Há ainda mais um caso suspeito da nova cepa em São Paulo, além de suspeitas no Distrito Federal e em Minas Gerais.

Tópicos relacionados