Começa nesta quinta-feira (25) a fase principal dos desfiles da 55ª edição do São Paulo Fashion Week, a maior semana de moda da América Latina.
Anteriormente, na segunda-feira (22), o estilista João Pimenta realizou a abertura da temporada levando uma coleção especial de 20 anos da própria marca ao Theatro Municipal, no Centro da capital paulista.
A mudança nos palcos do São Paulo Fashion Week, que tradicionalmente era realizado na Bienal, e agora tem apresentações por toda a cidade, foi idealizado para aproximar a semana de moda da população.
A co-fundadora do SPFW, Graça Cabral, contou à BandNews FM que a proposta é permitir que a arte seja integrada à metrópole, além de atingir um público maior.
Este ano, os desfiles estão espalhados pelo histórico Copan - prédio desenhado por Oscar Niemeyer -, além do edifício Virgínia, Senac Lapa, Komplexo Tempo e Shopping Iguatemi.
Ao todo, serão 42 coleções apresentadas, sendo 31 presenciais e 11 virtuais.
Graça Cabral explica que uma forma de inserir pequenos produtores no evento é por meio dos “fashion films”, como são chamadas as passarelas virtuais. Segundo ela, a modalidade, que foi popularizada durante a pandemia de Covid-19, é uma alternativa para que os empreendedores que não conseguem desembolsar o valor necessário para investir no presencial.
Veteranos que ajudaram a construir o legado fashion do país também marcam presença no evento.
O estilista Walério Araújo um dos mais aguardados da programação. Ao conversar com a BandNews FM, ele antecipou o tema do desfile: Elke Maravilha.
A artista foi a primeira cliente de Walério, por isso, conviveram por mais de 20 anos: “Acho que grande parte da nova geração não sabe quem foi Elke Maravilha e eu vou apresentar quem foi e quem sempre será essa muda da moda e personalidade da cultura”, ressaltou.
Os desfiles do São Paulo Fashion Week seguem até domingo (28) e podem ser acompanhados pelas redes sociais do evento.
Confira a reportagem de Isabela Mota: