BandNews FM

São Paulo retoma a vacinação contra a Covid-19 em gestantes e puérperas com comorbidades

Aplicação da primeira dose será feita exclusivamente com a vacina da Pfizer até quarta-feira (19)

Por

Vacina contra a Covid-19
Vacina contra a Covid-19
Foto: Reprodução

O estado de São Paulo retoma nesta segunda-feira (17) a vacinação contra a Covid-19 em grávidas e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias com comorbidades e mais de 18 anos. Na capital paulista, a aplicação da primeira dose a essas mulheres será feita exclusivamente com a vacina da Pfizer até quarta-feira (19) nas unidades básicas de saúde e nos mega postos.

Após essa data, será preciso esperar a chegada de novas doses do imunizante americano e cada UBS terá uma lista de espera.

Haverá reserva de doses para essas mulheres nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nos dias 17, 18 e 19 deste mês. Quem não se vacinar nesses dias terá que esperar a chegada de novos lotes. No total, 100 mil gestantes e mulheres adultas (com 18 anos ou mais) que tiveram partos recentes poderão se vacinar.

As gestantes e puérperas devem mostrar documento oficial, CPF e comprovante da condição de risco como exames, receitas e laudos com o CRM do médico, emitido nos últimos 2 anos.

Quem deu à luz recentemente também precisa levar a certidão de nascimento do bebê. A lista de comorbidades presentes no Programa Nacional de Imunização e todos os endereços dos locais de vacinação estão no site https://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa

Por enquanto, a vacinação com o imunizante Oxford/AstraZeneca segue suspensa em todo o país para grávidas e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias.

INTERRUPÇÃO

Desde terça-feira (11), diversos estados e municípios optaram por suspender a imunização de mulheres grávidas com doses da AstraZeneca. A decisão foi tomada após orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que foi notificada do caso de uma gestante de 35 anos, vacinada com o imunizante de Oxford, que morreu de um acidente vascular cerebral hemorrágico. O caso ainda está em investigação para saber se o óbito tem relação com a aplicação do imunizante.

PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS

Na capital paulista, os profissionais de saúde autônomos com mais de 42 anos de idade já podem tomar a vacina contra o coronavírus. Esse grupo estava previsto para ser incluído na campanha nesta segunda (17), mas a vacinação foi antecipada e já teve gente se vacinando no último sábado (15).

No momento, a aplicação da primeira dose é feita com os imunizantes Pfizer e Oxford/AstraZeneca; a CoronaVac é usada apenas para a segunda dose.

Os profissionais de Saúde autônomos devem apresentar documento do Conselho de Classe ou certificado ou diploma, além de um comprovante de residência da cidade de São Paulo.

A lista de profissões contempladas e os endereços dos locais de vacinação estão no site prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa