São verdadeiros exemplos de países com protocolos para cloroquina e cannabis em tuíte de deputado

O deputado estadual Arthur do Val ironizou uma suposta fala do presidente Jair Bolsonaro

BandNews FM

A verificação foi feita pelo Projeto Comprova, com colaboração da Rádio BandNews FM. Reprodução/Projeto Comprova
A verificação foi feita pelo Projeto Comprova, com colaboração da Rádio BandNews FM.
Reprodução/Projeto Comprova

É verdadeira a comparação feita no tuíte do deputado estadual Arthur do Val "Mamãe Falei" entre os países com protocolos para uso da cloroquina no tratamento da Covid-19 e para uso da cannabis medicinal.

A verificação foi feita pelo Projeto Comprova, com colaboração da Rádio BandNews FM.

No post, o deputado ironiza uma suposta fala do presidente Jair Bolsonaro em que o chefe do Executivo diz que "Cloroquina é coisa de conservador e Cannabis medicinal é coisa de comunista".

O Comprova, no entanto, não localizou a frase nos discursos de Bolsonaro.

Arthur do Val listou China, Venezuela, Cuba e Índia como estados com procedimentos para aplicação da cloroquina no tratamento da Covid-19.

Já no caso da cannabis medicinal, o deputado enumerou Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Israel como países com protocolos para utilizá-la.

Nesse sentido, "Mamãe Falei" tentou mostrar que, ao contrário do que o presidente havia dito, países conservadores fariam uso da cannabis - e que, por sua vez, "comunistas" aplicariam a cloroquina.

De fato, três dos quatro países mencionados pelo parlamentar têm a cloroquina no protocolo: China, Venezuela e Cuba. Dois deles – China e Cuba – são comunistas. Contudo, a Índia não tem protocolo para uso de cloroquina, e sim de hidroxicloroquina.

Por outro lado, em relação à cannabis medicinal, os quatro países citados no tuíte – Estados Unidos, Israel, Alemanha e Reino Unido – têm, realmente, protocolos para uso de substâncias derivadas da planta da maconha em tratamentos médicos. Nenhum deles se declara um regime comunista.

O tuíte foi publicado dois dias depois de Bolsonaro ter ironizado um projeto de lei que busca regulamentar a comercialização de medicamentos com extratos de cannabis. Em conversa com apoiadores, o presidente afirmou: “Engraçado. Maconha pode, cloroquina não pode”.

Na mesma data de publicação, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello elogiu o uso cubano da cloroquina no tratamento da Covid-19.