BandNews FM

Saúde afirma que Pfizer vai antecipar entrega de vacinas pediátricas

Cerca de 1,2 milhão de doses do imunizante devem chegar neste domingo (16), a previsão inicial indicava que a remessa chegaria na quinta-feira (20)

Rádio BandNews FM

Intervalo entre as duas doses para a imunização completa será de oito semanas
Intervalo entre as duas doses para a imunização completa será de oito semanas
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

O Ministério da Saúde anunciou que conseguiu antecipar para o próximo domingo (16) a chegada da segunda remessa de doses da vacina pediátrica da Pfizer. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (14) pelo secretário-executivo da Pasta, Rodrigo Cruz, em uma rede social.

Serão entregues, pela farmacêutica, mais 1,2 milhão de doses neste final de semana. No dia 27, serão entregues mais 1,8 milhão de doses da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. A previsão é de 4 milhões de doses cheguem até o fim do mês de janeiro.

Nesta quinta (13), chegou o primeiro carregamento com os imunizantes dedicados às crianças. A carga está sendo distribuída para os estados ao longo desta sexta-feira (14). Caberá aos estados e municípios definir o cronograma de aplicação.

Neste primeiro momento, as doses não cobrem o público de 20 milhões de crianças na faixa etária autorizada. Por isso, por determinação do Ministério da Saúde, estados e municípios devem priorizar alguns grupos: em um primeiro momento, crianças com comorbidades; na sequência, a imunização começará entre os mais velhos.

Ao chegar para trabalhar no Ministério da Saúde nesta sexta (14), o ministro Marcelo Queiroga avaliou que a campanha de vacinação está dando certo.

A dose pediátrica é cerca de 1/3 da aplicada em adultos e que já é utilizada no país. A cor da tampa do frasco da vacina apresenta cor diferente para impedir a troca de vacinas nos postos de aplicação.

O intervalo entre as duas doses para a imunização completa será de oito semanas e não de 21 dias como preconizado na bula.

Tópicos relacionados