BandNews FM

Secretária do Ministério da Saúde afirma que vacina para crianças é segura

Parecer técnico contraria Jair Bolsonaro; presidente lançou cruzada contra a vacinação de menores

Rádio BandNews FM

Secretária do Ministério da Saúde afirma que vacina para crianças é segura
Secretária do Ministério da Saúde afirma que vacina para crianças é segura
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em resposta enviada ao Supremo Tribunal Federal, a Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, afirma que a vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos é segura. O parecer contraria o presidente Jair Bolsonaro, que lançou uma cruzada contra o imunizante. O pronunciamento da secretária ocorreu em uma ação relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski e foi protocolada neste domingo (26).

Rosana é subordinada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ela foi indicada ao cargo após divergências no currículo da médica Luana Araújo, que foi preterida do cargo por suas falas contra medicamos ineficazes.

Na nota técnica, a secretária afirma que antes de recomendar a vacinação, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada.

Bolsonaro diz haver desconfiança e uma interrogação enorme em relação a supostos efeitos colaterais da aplicação de vacinas em crianças.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou no último dia 16 de dezembro a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos com o imunizante da Pfizer. A Anvisa seguiu o entendimento de agências internacionais que já aprovaram a vacina pediátrica. Os Estados Unidos, países europeus, o Chile e o Equador já estão vacinando crianças.

Essa nota técnica busca subsidiar a posição da Advocacia-Geral da União em ação movida pelo PT no STF, que cobra um cronograma de imunização de crianças contra a Covid-19. O ministro Ricardo Lewandowski determinou que o cronograma deve ser definido até 5 de janeiro de 2022.

O magistrado também pediu que o governo explique a decisão de recomendar a vacinação de crianças apenas com prescrição médica. Essa ideia vem sendo defendida por Marcelo Queiroga, com o apoio do presidente Bolsonaro.

Tópicos relacionados