BandNews FM

Segunda maior cidade do Afeganistão é ocupada pelo Talibã

Em entrevista à BandNews FM, o repórter Yan Boechat comentou o avanço dos fundamentalistas no país

BandNews FM

Soldado americano cumprimenta criança afegã na província de Capisa
Soldado americano cumprimenta criança afegã na província de Capisa
Divulgação/Embaixada dos EUA em Cabul

O grupo fundamentalista Talibã ocupou, nesta sexta-feira (13), a segunda maior cidade do Afeganistão, Kandahar. Os insurgentes já tinham sido derrotados, no final de 2001, pelos americanos durante a invasão dos Estados Unidos no país.

Durante cinco anos, o Talibã governou parte do Afeganistão, tendo sido expulso pelos americanos e aliados ocidentais. Nesse período, a "sharia" -- lei islâmica -- era imposta radicalmente, impedindo inclusive que mulheres estudassem.

A situação se agravou com o atentado às Torres Gêmeas, em Nova York, no dia 11 de setembro. Com isso, as autoridades afegãs do Talibã começaram a ser pressionadas pelos EUA, já que eram acusadas de encobertar o autor dos ataques -- a Al-Qaeda.

O governo afegão não cedeu à pressão e, em resposta, os Estados Unidos decidiram se organizar para ocupar o país. Já expulsos, os membros do Talebã fugiram, principalmente, para países vizinhos, como o Paquistão.

Agora, desde 2001, os americanos retiram gradualmente suas tropas do país. Para o dia 31 de agosto, os EUA já haviam marcado inclusive o fim da missão militar dos EUA no Afeganistão.

A desocupação, no entanto, auxiliou o fortalecimento do Talibã. Neste momento, temendo que a capital Cabul seja tomada, o presidente americano Joe Biden conduz uma operação para retirar seus diplomatas do Afeganistão. A operação envolve cerca de 3 mil soldados.

Em entrevista ao BandNews FM em Alta Frequência, o repórter Yan Boechat, da Band e que já visitou a região por diversas vezes, avaliou o decorrer da ocupação americana: "Me parece que o século XX está terminando agora em Cabul, porque o fracasso americano é de uma dimensão tão grande."

O jornalista ainda conversou com o apresentador André Coutinho sobre a sua relação com o país. "De fato, eu tenho uma relação muito especial com o Afeganistão. Foi o primeiro país a que eu fui para fazer uma cobertura internacional em área de conflito", explicou Yan.

Acompanhe a entrevista completa à BandNews FM:

Tópicos relacionados