BandNews FM

Seis semanas após eleição, candidato da esquerda é proclamado vencedor no Peru

Pedro Castillo obteve 50,2% dos votos na eleição presidencial disputado contra Keiko Fujimori, que questionou o resultado inicialmente

BandNews FM

Pedro Castillo assume a presidência nos próximos dias após mais de um mês de incerteza com relação ao resultado da eleição.
Pedro Castillo assume a presidência nos próximos dias após mais de um mês de incerteza com relação ao resultado da eleição.
Foto: Reprodução/Twitter

O Peru tem um novo presidente após seis semanas de incerteza e Pedro Castillo, candidato da esquerda, assume o país pelos próximos cinco anos. Ele derrotou Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori e é acusada de corrupção. A Justiça peruana declarou Castillo vencedor nesta segunda-feira (19) após contabilizar 50,2% dos votos a favor do esquerdista, contra 49,8% da candidata da direita.

Keiko entrou com várias ações questionando o resultado da eleição e se disse vítima de fraude, embora não tenha apresentado nenhuma prova das irregularidades denunciadas. Ela disse que vai reconhecer o resultado para respeita a Constituição, embora o considere ilegítimo. Fujimori é acusada de corrupção e tentava chegar ao poder pela segunda vez.

Pedro Castillo é professor e defende pautas da esquerda na economia, embora seja conservador na agenda social. Ele é contra o casamento gay, o abordo e ao que chama de “ideologia de gênero”. Castillo também é contrário à entrada de venezuelanos no Peru, pois os refugiados roubariam empregos dos peruanos.

Durante a campanha, o populista de esquerda prometeu uma nova constituinte para enterrar a Constituição herdade de Alberto Fujimori, como um forte viés liberar na economia. Mas não está certo se ele terá a maioria absoluta de dois terços no parlamento para levar a proposta adiante. O partido de Castillo, o Perú Libre conquistou 37 das 130 cadeiras. Já o Força Popular, de Keiko, tem 24 parlamentares.

A posse do novo presidente ainda não foi definida, mas deve ser nos próximos dias.

Tópicos relacionados