Nesta terça-feira (2), não há registro de bloqueios parcial ou total de caminhoneiros nas estradas que cortam o país, mas parte deles segue com paralisações em algumas regiões em protesto contra o aumento no preço dos combustíveis.
Em Salvador, os trabalhadores, que iniciaram uma ocupação no sábado (30), continuam concentrados no Porto. Eles fazem uma assembleia na manhã desta terça-feira (2). Segundo o presidente do sindicato que representa a categoria na Bahia, Jorge da Silva, as negociações já foram iniciadas para o aumento no valor pago pelo frete.
Os caminhoneiros também ocupam o Porto de Santos. Já em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, em um trecho da BR-116, um grupo de caminhoneiros tentou uma interdição parcial da pista nesta segunda-feira (1°), mas a Polícia Rodoviária impediu. Poucos ainda permanecem no local.
Ainda nesta segunda, dia em que eram aguardados grandes protestos de caminhoneiros pelo país, o Supremo Tribunal Federal negou um Mandado de Segurança solicitado pela Associação Brasileira Dos Condutores De Veículos Automotores contra as 29 liminares do governo federal que proibiam bloqueios em estradas. Com a decisão da ministra Carmem Lúcia, as medidas judiciais continuam valendo.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, não há registro de bloqueios nas estradas baianas até o momento. De acordo com a Petrobras, o diesel já acumula alta de 65,3%, este ano. O último reajuste, de 9,15%, aconteceu na última terça-feira (26).