BandNews FM

Sem Bolsonaro, líderes mundiais debatem mudanças climáticas

Evento foi organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

BandNews FM

 Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima foi organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima foi organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima foi organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e ocorreu de forma online nesta sexta-feira (17). O encontro entre líderes mundiais visa debater as ações e atitudes que serão tomadas para evitar o aquecimento global e outras mudanças climáticas. 

A convenção busca intensificar as discussões sobre o tema antes da COP 26, conferência ambiental organizada pela ONU e que será realizada em novembro.

Dois presidentes de países da América Latina marcaram presença no evento: Alberto Fernández, da Argentina, e Andrés Manuel López Obrador, do México. Já o presidente Jair Bolsonaro não foi convidado. O governo brasileiro tem sido alvo de críticas da comunidade internacional em função da falta de ações no combate ao aquecimento global e, principalmente, por conta de problemas ambientais envolvendo a Amazônia.

A reunião teve como pauta principal a emissão de metano, gás contribuinte para o efeito estufa, que captura calor e contribui 80 vezes mais para o aquecimento global quando comparado com o dióxido de carbono. 

Na abertura do evento, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apontou os objetivos e ações necessárias para o futuro: "Temos que nos comprometer a reduzir o gás metano, reduções em 30% abaixo de 2020 em 2030. Isso vai produzir efeito colateral de melhorar saúde pública e agricultura".

Sobre os países subdesenvolvidos, o democrata afirmou que haverá auxílio financeiro: "Temos que apoiar países em desenvolvimento, queremos dobrar nosso financiamento de clima até 2024. Posso garantir que estamos avançando para mobilizar US$ 6 bilhões, cerca de R$ 32 bilhões, por ano para esses países".

Tópicos relacionados