Senado aprova indicadas para as embaixadas brasileiras na Guiana e na Venezuela

Sabatina ocorre em meio às tensões entre os dois países sobre situação de Essequibo, território reivindicado por Maduro

Rádio BandNews FM

Senado aprova indicadas para as embaixadas brasileiras na Guiana e na Venezuela
Diplomatas Maria Cristina Martins e Glivânia de Oliveira serão as novas embaixadoras
Edilson Rodrigues/Agência Senado

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12) as indicações feitas pelo presidente Lula para as embaixadas na Guiana e na Venezuela. A diplomata Maria Cristina de Castro Martins vai representar o Brasil na Guiana, enquanto Glivânia Maria de Oliveira será embaixadora na Venezuela.

O placar foi encerrado com 49 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções para a nomeação de Maria Cristina de Castro Martins, que, atualmente, atua no Departamento de Imigração e Cooperação Jurídica do Ministérios das Relações Exteriores.

Já Glivânia Maria de Oliveira recebeu 41 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções. A diploma trabalha como diretora do Instituto Rio Branco e já serviu nas embaixadas na Polônia, Reino Unido, Paraguai, além de ter chefiado a representação no Panamá e o Consulado-Geral em Boston, nos Estados Unidos.

Ambas foram sabatinadas na Comissão de Relações Exteriores e aprovadas pelos senadores.

As nomeações ocorrem em um momento de crise entre Guiana e Venezuela. O ditador Nicolás Maduro reivindica a posse da região de Essequibo, que responde por 70% do território do país vizinho. A decisão foi tomada após um controverso plebiscito organizado pelo governo venezuelano.

A nova embaixadora brasileira na Venezuela disse que vê o cenário com preocupação, mas que estará atenta à reunião entre Maduro e Irfaan Ali marcada para a próxima quinta-feira (14) em São Vicente e Granadinas, no Caribe. A diplomata afirma também não ter dúvidas de que a preservação da paz na região é prioridade dos brasileiros.