O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12) as indicações feitas pelo presidente Lula para as embaixadas na Guiana e na Venezuela. A diplomata Maria Cristina de Castro Martins vai representar o Brasil na Guiana, enquanto Glivânia Maria de Oliveira será embaixadora na Venezuela.
O placar foi encerrado com 49 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções para a nomeação de Maria Cristina de Castro Martins, que, atualmente, atua no Departamento de Imigração e Cooperação Jurídica do Ministérios das Relações Exteriores.
Já Glivânia Maria de Oliveira recebeu 41 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções. A diploma trabalha como diretora do Instituto Rio Branco e já serviu nas embaixadas na Polônia, Reino Unido, Paraguai, além de ter chefiado a representação no Panamá e o Consulado-Geral em Boston, nos Estados Unidos.
Ambas foram sabatinadas na Comissão de Relações Exteriores e aprovadas pelos senadores.
As nomeações ocorrem em um momento de crise entre Guiana e Venezuela. O ditador Nicolás Maduro reivindica a posse da região de Essequibo, que responde por 70% do território do país vizinho. A decisão foi tomada após um controverso plebiscito organizado pelo governo venezuelano.
A nova embaixadora brasileira na Venezuela disse que vê o cenário com preocupação, mas que estará atenta à reunião entre Maduro e Irfaan Ali marcada para a próxima quinta-feira (14) em São Vicente e Granadinas, no Caribe. A diplomata afirma também não ter dúvidas de que a preservação da paz na região é prioridade dos brasileiros.