BandNews FM

Série de reportagens busca compreender a crise hídrica no país

Produzida pela BandNews FM, a série nos ajudar a compreender a crise hídrica que atinge o Brasil

BandNews FM

Série de reportagens busca compreender a crise hídrica no país
Série de reportagens busca compreender a crise hídrica no país
Foto: Divulgação/Usina Hidrelétrica de Mauá

O Brasil em 35 anos perdeu três milhões de hectares de água que estavam cobertos e agora estão secos.  

A seca, que já está entre nós, é precificada na conta de luz: por causa da escassez de água, a Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou um aumento de quase 50% no valor da bandeira tarifária.

A partir desta segunda-feira (20), a Rádio BandNews FM leva ao ar uma série de reportagens para nos ajudar a compreender a crise hídrica.

Como chegamos a mais um momento em que a falta de chuvas também significa falta de água na torneira, de luz e até de comida no prato?

No primeiro capítulo da série relembramos as crises que o Brasil viveu nas últimas duas décadas.

Em 2001, o aumento do consumo de energia e 90% da matriz energética brasileira dependente das usinas hidrelétricas nos levaram a um apagão e racionamento no Distrito Federal e em mais 16 estados.

O corte voluntário de 20% do consumo ou conta mais cara; um prejuízo calculado, à época, de R$ 54 bilhões. Em 2014 outra estiagem apavorou a região sudeste do País:

Naquele ano, os moradores de São Paulo aprenderam uma nova expressão: "reserva técnica", termo usado para se referir a parte mais profunda dos reservatórios.

O uso dessa água era apontado como uma das saídas da, até então, mais grave crise hídrica vivida na região sudeste. Os cortes eram sistemáticos, embora o governo de São Paulo sempre tenha negado o racionamento.  

Confira a reportagem completa, realizada pela repórter da Rádio BandNews FM, Helen Braun:

SEGUNDO EPISÓDIO  

Nesta terça (21), estreia o segundo capítulo da série de reportagens produzida para compreender a crise hídrica.

O apagão de 2001 não só obrigou o país a tomar medidas duras para superar a crise, mas também a se planejar. 

O vice-presidente executivo da Stemac, uma empresa que produz geradores, Valdo Marques, foi surpreendido pelo aumento da demanda naquela época. A experiência do passado ensinou o planejamento para que hoje a empresa não seja mais surpreendida com a chegada de uma nova crise.  

Com o País, foi parecido: quase 90% da matriz energética dependia, exclusivamente, das usinas hidrelétricas, e diversificar as fontes para o fornecimento de energia era mais do que necessário. Duas décadas depois, é possível enxergar melhorias, avalia o economista da Go Associados, Lucas Saquetto.

Já o professor de economia da FGV e ex-presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Gesner Oliveira, acredita que em 2021 o cenário é pior. Se, por um lado, criamos alternativas, por outro, temos muito mais demanda.

Confira a reportagem completa, realizada pela repórter da Rádio BandNews FM, Helen Braun:

TERCEIRO EPISÓDIO  

Nesta quarta (22), vai ao ar o  terceiro capítulo da série de reportagens produzida para compreender a crise hídrica e os impactos na economia do país.

De agosto do ano passado para cá o reajuste do pãozinho já foi de 8,5%; já os preços da carne, por exemplo, sofreram aumento de 30% só no último ano. A seca fez com que faltasse o milho para a ração do boi.  

A assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello, teme que os problemas não parem por aí.

Neste mesmo período, o leite já sofreu reajuste de 11% e o café de 13%; essas são as consequências de fenômenos extremos como secas e geadas.

Confira a reportagem completa, realizada pela repórter da Rádio BandNews FM, Helen Braun:

QUARTO EPISÓDIO

No momento em que o País se preparava para uma retomada econômica, a falta de água chega como freio.  

Os impactos da seca na economia é o tema do quarto capítulo da série de reportagens da BandNews FM sobre a crise hídrica.  

A reportagem completa é de Helen Braun:

QUINTO EPISÓDIO

Horário de verão. Multa para quem consumir energia em demasia e bônus para quem economizar. Produzir energia a partir do sol, ou, quem sabe do lixo?

O que a gente ainda pode fazer para não precisar ascender velas para o Santo quando o assunto é a falta de chuvas.  

Esse é o tema do quinto capítulo da série de reportagens da BandNews FM sobre a crise hídrica produzido pela repórter da BandNews FM Helen Braun: 

Tópicos relacionados