Sheila Magalhães: Medidas protetivas não intimidam homens violentadores

Âncora do Jornal BandNews FM destacou o baixo número de municípios brasileiros que contam com Delegacias da Mulher e reforçou que é preciso endurecer a legislação que protege as mulheres

BandNews FM

A âncora do Jornal BandNews FM Sheila Magalhães comentou durante a manhã desta sexta-feira (21) sobre o baixo número de municípios brasileiros que não contam com uma Delegacia de Defesa da Mulher e os reflexos da falta de políticas públicas em proteção das mulheres vítimas de abusos ou agressões.

Segundo a jornalista, muitas medidas protetivas de nada servem pois não intimidam homens violentadores. "Muitos desses casos resultam em morte após a mulher já ter na Justiça vários pedidos concedidos de medidas protetivas. Não vale de nada, muitas vezes, não intimida homem violentador de cometer abuso ou feminicídio", destacou.

No entendimento de Sheila, é importante que se crie um ambiente seguro para que as denúncias possam ocorrer e as investigações acontecerem. "Precisam acontecer em vários lugares. Empresas com canais de denúncias e as Delegacias da Mulher são fundamentais", disse.

Em termos gerais, o Brasil conta com 5.500 municípios e apenas 450 Delegacias da Mulher, sendo que deste número, 150 destas unidades policiais encontram-se no Estado de São Paulo. Ou seja, quase 90% das cidades brasileiras não contam com Delegacias da Mulher.

"Sim, é importante, porque ela mostra ser um ambiente mais acolhedor para que as mulheres se sintam à vontade. Há estudos que mostram a eficiência da Delegacia da Mulher para redução dos casos de feminicídio"

Diminuição no número de mortes de mulheres

Um dos estudos citados por Sheila ocorreu no Insper, sob cuidados do professor de Estratégia e Gestão Pública, Sandro Cabral. Os trabalhos concluíram que nos municípios em que há Delegacias da Mulher, experimentam uma redução na letalidade contra mulheres entre 10% e 13%.