Sheila Magalhães sobre projeto para conter brigas de deputados: "Gente sem educação"

Âncora da BandNews FM repercutiu o projeto que passou a tramitar com urgência na Câmara dos Deputados e que altera o regimento interno para conter os ânimos dos parlamentares

BandNews FM

A Câmara dos Deputados poderá votar um projeto que muda o regimento interno para conter parlamentares brigões. A proposta foi apresentada pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), e o objetivo é aplicar medidas cautelares para quem infringir normas do Código de Ética e Decoro Parlamentar.  

O texto prevê suspensão do mandato e exclusão dos parlamentares de trabalhos das comissões, e foi apresentado em reunião com os líderes dos partidos.  

Pelo projeto, caberá a Mesa da Câmara adotar cautelarmente as ações se entender que houve quebra do decoro parlamentar. A decisão será submetida ao Conselho de Ética. Presidente da Casa, Arthur Lira não quis citar nomes, mas justificou a apresentação do projeto pelos episódios que se repetem.  

"Não temos tidos, por A ou por B, respostas adequadas para o que vem acontecendo. Com a Polícia Legislativa, daqui para frente impedida de entrar no meio de uma discussão de dois parlamentares, eles vão chegar às vias de fato. Se quiserem brigar, se acham que esse é a maneira de resolver, eles vão brigar. Um parlamentar contra o outro, se achar que vão resolver às vias de fato, vão chegar as vias de fato", disse Lira.

Na análise de Sheila Magalhães, âncora da BandNews FM, é preciso "cuidar [dos parlamentares] como se cuida de criancinha, tem que falar o que não pode", além de ser uma "vergonha que esses caras percam energia e tempo" com uma medida para conter as brigas na Casa Baixa do Legislativo.

"E pior, a Câmara aprovou um pedido de urgência para acelerar a tramitação dessa matéria, como se a gente não tivesse nada mais urgente. Isso diz respeito a gente sem educação, sem bom senso, sem ética. É inacreditável o tempo e a energia perdidos com isso", ressaltou.

Tópicos relacionados